Kayssa de 15 anos amputa os pés e faz vaquinha para conseguir próteses
Vamos contar aqui a história de Kayssa. Ela acabou de completar 15 anos e está em fase de reabilitação após ter amputado os membros inferiores. Tudo começou há pouco mais de um ano, quando a garota foi internada em um hospital do Rio de Janeiro para tratar uma infecção urinária.
Durante o período de internação, o estado de saúde da menina se agravou. Angela, mãe de Kayssa, explica que a infecção se espalhou pelo corpo e resultou em três paradas cardíacas. “O médico chamou a gente para se despedir dela, pois não tinha mais o que fazer”.
Depois de 15 dias em coma, Kayssa começou a responder aos medicamentos, mas outro problema surgiu. A menina teve necrose em um dos braços e nas duas pernas. Foi necessário amputar os membros inferiores abaixo dos joelhos para que ela sobrevivesse.
A mãe de Kayssa diz que a reabilitação vai bem, mas também relata dificuldades. “Ela ia fazer a reabilitação primeiro com o pilão, mas aí acharam um par de próteses lá perdido e colocaram nela. Eles falaram que ela já está ótima com as pernas e a parte do coto, mas ainda não encaminharam ela para nada.”
O processo de recuperação com as próteses improvisadas deve levar mais algum tempo. Até lá, a família precisa de ajuda para juntar os recursos necessários para a compra das próteses definitivas.
Kayssa também precisa de uma cadeira de rodas elétrica para facilitar a locomoção até que ela se recupere totalmente. Isso trará mais qualidade de vida para que a jovem retome os estudos e realize o sonho de ser enfermeira.
Como ajudar
Angela criou uma vaquinha virtual que você pode acessar neste link. A meta de arrecadação é de R$ 50 mil e qualquer ajuda será muito bem-vinda. Outra forma de colaborar é compartilhar esse texto para que a história de Kayssa chegue ao maior número possível de pessoas. Contamos com você.
Veja outras histórias de pessoas que passaram pela amputação
Confira a trajetória e portfólio de Flávio Peralta, fundador do Amputados Vencedores