Superando desafios: Alcino Pirata
Uma vida na água: Alcino Pirata
Antes de mais nada, Alcino neto tem 40 anos, nasceu e passou a infância em Guarujá, litoral de São Paulo. Começou a praticar surf após descobrir uma admiração pelo mesmo, aos 8 anos. Foi muito elogiado na infância e na adolescência em eventos regionais nos quais se destacava pelo estilo de surf fluente. Aos 15 anos, estava pilotando uma moto quando foi atropelado por um motorista embriagado que vinha na contramão. Em suma, devido a problemas graves, foi necessário amputar parte de sua perna esquerda pela falta de assistência adequada.
Após seu acidente a vida de Alcino vira de cabeça para baixo e foi necessário transformar seu modo de viver, superando seus desafios constantemente. Após seis meses de recuperação do acidente, voltou a praticar a natação e se sentiu confiante para voltar ao surf. Ao voltar decidiu desenvolver seu próprio estilo de surf para superar seus limites e vencer mais uma vez.
Ao se ver em uma situação onde era necessário mudar, Alcino encarou os desafios de cabeça erguida e não se deixou abalar. Ele percebeu que as pessoas tem dificuldade em lidar com a diferença. O que é diferente assusta e por isso pode gerar exclusão.
Leia sobre mundial de parasurfe na Califórnia no qual Alcino participou: Clique aqui https://ge.globo.com/radicais/surfe/noticia/mundial-de-parasurfe-e-realizado-na-california-e-brasil-conquista-nove-medalhas. ghtml
Leia mais histórias de superação: Clique aqui https://amputadosvencedores.com.br/historias-de-superacao/