Diversidade e inclusão social na sociedade

 em Sipat destaques

O encontro da diversidade e da inclusão 

Muitas vezes só paramos para pensar em diversidade e inclusão quando somos colocados à frente de alguma situação em que temos que lidar com o diferente ou quando somos nós que somos os considerados “diferentes” aos olhos da sociedade. A segunda situação foi exatamente o que aconteceu com os integrantes da equipe de Amputados Vencedores. Após um acidente de trabalho, Flávio Peralta perdeu o braço e passou por longos processos de readaptação. Teve que ser inserido diretamente neste universo de diversidade e de inclusão. Buscou sua inclusão por meio das palestras, as quais ele ministra sobre a importância da segurança no trabalho e também sobre a inclusão. Flávio Peralta e os palestrantes do Amputados Vencedores já levaram esses e outros temas para empresas na Colômbia, África e inúmeras empresas brasileiras.

diferente-diversidade-inclusão-igualdade-direito-mario

Mário Christ trabalhava no setor de produção quando se acidentou. Retornou ao trabalho e foi readaptado no setor de segurança do trabalho como técnico de segurança

  E o que é, de fato, a diversidade e a inclusão? 

Somos uma sociedade diversa e isto significa conviver com o diferente todo o tempo. Para que possamos conviver bem com essas diferenças é necessário, principalmente, entender que cada indivíduo tem o direito de exercer a sua cidadania e ser único exatamente como é. Temos identidades diferentes: etnias, origem geográficas, habilidades com o corpo, pensamentos, personalidade diferentes, gostos diferentes, formação educacional… Enfim! Tudo isso está dentro do âmbito do que chamamos de DIVERSIDADE. 

A diversidade encontra a inclusão

E a DIVERSIDADE encontra a INCLUSÃO exatamente no instante em que uma pessoa precisa se relacionar com a outra que é diversa daquilo que ela está acostumada. Essa relação pode ser amigável, amorosa, de trabalho, de estudos… SÓ precisa ser INCLUSIVA. No entanto, inclusão é MAIS do que “aceitar” diferenças ou conviver com essas diferenças, é dar valor ao outro, é ouvir o que ele tem a dizer, é não diminuir ou menosprezar por considerar ele diferente e, principalmente, DAR O ESPAÇO e a OPORTUNIDADE que gostaríamos de receber se estivéssemos no lugar do outro. No fim, existirão muito mais semelhanças do que diferenças entre os dois universos, afinal para além de tudo, somos todos feitos da mesma “matéria”. 

diferente-diversidade-inclusão-igualdade-direito-deficiente-visual

Palestra sobre inclusão social realizada por Jane Peralta com o objetivo dos espectadores sentirem na pele as dificuldades de um deficiente visual

É mais do que bonito, é DIREITO! 

Quando partimos para o âmbito mais geral e falamos de INCLUSÃO NA SOCIEDADE, dizemos que pode-se identificar uma sociedade inclusiva quando todos os grupos são tratados de forma justa e igualitária, ou seja, que tenha igualdade civil, política ou moral. Infelizmente uma realidade longe de acontecer já que ainda temos que batalhar muito para efetivação de muitos dos nossos direitos, mas é fato que a DIVERSIDADE e a INCLUSÃO das pessoas com deficiência, por exemplo, estão previstas na constituição brasileira e são passíveis de penas para quem não as cumprir: 

Lei N° 13.146: 

Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. 

 

  • 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

Quer saber mais sobre leis de pessoas com deficiência? Clique aqui

Para além dos artigos que garantem a inclusão de pessoas com deficiência existem ainda outros artigos de leis que protegem e garantem que a nossa sociedade continue sendo plural de outras maneiras. As leis também protegem o direito a expressar sua própria opinião, sua crença, sua orientação sexual, sua etnia e qualquer outra diversidade que possua, sem sofrer nenhum tipo de retaliação ou exclusão por isso. 

 

diferente-diversidade-inclusão-igualdade-direito-paraplégico

Palestra sobre inclusão social realizada por Jane Peralta com o objetivo de os espectadores sentirem na pele as dificuldades de uma pessoa paraplégica

Qual a importância do respeito?

É importante relembrarmos tudo isso SEMPRE porque diversidade e inclusão social é muito mais do que panfletos informativos, dias de conscientização, campanhas publicitárias, palestras e afins. Na verdade, estes são apenas os “meios” para divulgar informação e obter o retorno da prática. A prática é a garantia de que todos os seres humanos serão reconhecidos e respeitados como LIVRES, com direito à cidadania e oportunidades. Só assim nós conseguiremos exercer nossos direitos e deveres plenamente. 

E como fazer isso? 

  • Garantindo que existam cotas universitárias e empresariais; 
  • Dando direito de voz para os que são deixados de lado por suas diferenças; 
  • Abrindo mais portas para quem possui alguma limitação ou se sente diferente; 
  • Deixando de encarar ou fazer perguntas inconvenientes quando a diferença for mais “explícita”; 
  • Divulgando as leis existentes no Brasil de respeito à diversidade;
  • Abrindo espaço na sua empresa, escola ou instituição para que pessoas com deficiências, etnias diferentes, orientações sexuais diferentes e afins possam falar e explicar suas dores/dificuldades e ensinar qual a melhor forma de lidar com elas; 
  • Ensinando as crianças (filhos, primos, sobrinhos) a importância de não só respeitar, como INCLUIR as pessoas que elas consideram “diferentes”; 

 

E para além de qualquer ação, lembrar da importância do que se está fazendo. Do quanto uma contratação, uma oportunidade de palestra, uma chance dela mostrar o que pensa pode TRANSFORMAR  a vida daquela pessoa e, posteriormente, direta ou indiretamente, a sua também! 

INCLUSÃO: Ato ou efeito de incluir-se. 

DIVERSIDADE: Qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado 

No dicionário essas são as definições, mas e para você? Na sua vida? O que tem feito hoje para a garantir a INCLUSÃO da DIVERSIDADE? 

INCLUIR O DIFERENTE É FAZER A ENGRENAGEM DA SOCIEDADE RODAR! 

Conte conosco para dar o primeiro passo e levar mais conscientização para o local que trabalha ou estuda. 

Quer ler histórias de superação e motivação? Clique aqui

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

evento online sipat
Open chat