Após acidente, artesão se reinventa para continuar a fazer miniaturas perfeitas de motos

 em Histórias de superação

Por: Aida Franco de Lima – Jornalista – Doutora em Comunicação e Semiótica

Em uma noite de 2013, ao voltar do trabalho de bicicleta, um caminhão mudou o destino de Janvir Coelho, de Arapongas, Paraná. Ele que utilizava os dois braços para trabalhar, desenhando letreiros no comércio, teve que se reinventar e aprender a usar o braço esquerdo para desenvolver sua arte. Ele perdeu parte do plexo braquial do lado direito, um pedaço do tendão, com perda óssea, no que resultou a ausência completa dos movimentos do braço, sem reversão. Apesar de movimentar os dedos da mão, ele não tem força, porém a usa como apoio. As dores crônicas no pescoço e na coluna não o impedem de produzir miniaturas que são verdadeiros sonhos de consumo para quem ama o motociclismo, como Harley, Shadow e Chopper, entre outras.

Hoje ele tem 46 anos de idade, mas desde os sete ele mesmo fazia seus brinquedos, com latas de sardinha ou caixas de papelão. O hobby cultivado antes do acidente, fazendo miniaturas de motos com latas de alumínio, se transformou em sua principal atividade, a fim de complementar a aposentadoria de um salário mínimo que recebe por invalidez. E é com a venda dessas miniaturas, que ele paga o aluguel e leva a vida com seus três filhos menores e a sua esposa Valdirene Martins.
A companheira de todas as horas relembra a apreensão da família logo após o acidente. Ela largou o trabalho para cuidar do esposo e hoje, orgulha-se em dizer que Janvir tem vencido as dificuldades e criando miniaturas ainda mais perfeitas que as anteriores ao acidente.


Janvir divulga seu trabalho em sua página do Facebook e já obteve encomendas de várias cidades brasileiras e do exterior. Os preços são a partir de R$150 para miniaturas que demandam de cinco a sete dias de trabalho.
Com seu talento, o artesão transforma em pequenas réplicas dos mais variados modelos de motos. O veículo, símbolo de liberdade para os apaixonados por essas máquinas, também é uma maneira de Janvir libertar seu dom.

acidente superacao janvir

SERVIÇO: WhatsApp – 55 43 99813-5401 https://www.facebook.com/janvir.silvacoelho

miniatura moto artesanatoartesao janvir motosmotos janvir artesao

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

caes deficiencia adaptacao
Open chat